sábado, 29 de abril de 2017

COM PENA DO POBRE DIABO QUE SE DISPÔS A TOMAR AS DORES DO PREFEITO OPRESSOR

Minha avó costuma dizer que pena é um sentimento a ser evitado a todo custo. Segundo ela, não devemos ter pena de quem quer que seja. Ter pena de alguém não vai mudar sua vida, muito menos​ contribuir para modificar o jeito como essa pessoa é, age e reage diante de​ algumas situações da vida. Em tom de brincadeira, minha avó, que hoje completou 96 anos, e que tem o coração mais bondoso do mundo, costuma dizer que pena é um sentimento que nem sempre​ é digno, e por isso devemos lembrar do ditado que diz que “no lugar de pena nasceu cabelo”.

Acontece que há situações na vida em que a pena domina nosso ser como algo inevitável, como uma reação natural e silenciosa a um quadro de pobreza cultural, moral e espiritual - um quadro em relação ao qual, em muitos momentos, é preferível calar a expressar a raiva ou o desdém que nos domina.

Pois bem, é de conhecimento de todos que moram em Sergipe que, durante a gestação do ex-prefeito Lila Fraga (2012-2016), o funcionalismo público do município de Lagarto passou por um de seus piores momentos. Para fazer frente a tantos​ desmandos​ administrativos e para cobrar direitos - como pagamento de salários​ em dia, reajuste do piso e melhores condições de trabalho - os educadores lançaram mão de formas de lutas possíveis e imagináveis: panfletagens, passeatas, carroceatas, ocupação do prédio da prefeitura e da câmara de vereadores, concentrações em praças da cidade e dos povoados, comparecimentos em missas e cultos em igrejas, e participações massivas​ em Gritos dos Excluídos - atos que costumam​ tomar as ruas de nossa cidade dia 7 de setembro, sempre com grande repercussão.

Durante esses atos e manifestações, um detalhe começou a chamar nossa atenção: a presença de um indivíduo de comportamento estranho - que não era professor nem ocupava cargo na prefeitura de Lagarto, mas que estava sempre ali no meio dos educadores, fizesse chuva; fizesse sol.

Na maioria das vezes aquele sujeito se comportava de forma discreta, acompanhava tudo ​com a cara emburrada, mas não esboçava nenhuma reação inconsequente. Em outras vezes, e sempre que se juntava por ali com um puxa-saco de sua laia, ele ficava a criticar e a zombar de quem estivesse ao microfone. Mas foi durante um episódio, que antecedeu a ocupação da câmara de vereadores de Lagarto, que aquele sujeito deu claros​ sinais de que poderia, sim, representar séria ameaça à integridade física de uma professora em especial - uma professora que ali na câmara de vereadores se destaca por dar ênfase a sua revolta contra os edis que demonstravam claramente que votariam a favor do congelamento dos salários dos educadores.

Naquele momento de grande apreensão, em que os professores e todos ali​ estavam com os nervos à flor da pele - haja vista que os educadores se viam diante da iminência de terem seus vencimentos (já defasados) congelados por mais um ano - um fato trouxe ainda mais preocupação. Aquele elemento, que vivia por ali sempre criticando a luta dos professores, tinha empurrado uma professora nas dependências da câmara, e ainda havia chegado a confidenciar a alguns presentes sua vontade de fazer algo para “dar um jeito” naquela professora mais afoita.

Felizmente, aquele momento de grande tensão chegou ao fim sem que o indivíduo cumprisse seu intento. Sua ameaça, no entanto, não podia, sob qualquer hipótese, cair no esquecimento. No início da noite posterior à desocupação da câmara de vereadores, eu e mais dois companheiros professores nos reunimos numa lanchonete da cidade para espairecer um pouco, falando amenidades e colocando o papo em dia. Na ocasião, um de nós tocou no assunto:

- Companheiros, vocês estão sabendo o que aquele elemento fez lá na câmara, não é? Ele ameaçou e até chegou a dar um empurrão em nossa professora. Precisamos ficar atentos. Não podemos permitir que aquele vagabundo toque sequer um dedo em nossa companheira, nem em qualquer um dos nossos. Pelo menos um de nós tem que ficar de olho nos movimentos daquele cara durante nossos atos, para evitar que ele se meta a besta e venha a investir contra uma professora ou um professor. 

Ficamos em alerta, mas não sei o que aconteceu com aquele elemento de cara fechada e comportamento estranho. O certo é que parece que ele não viu clima para cumprir sua vontade em atentar contra nossa companheira professora. Desconfio que, durante aqueles dias tensos, ele deva ter passado por uns dois minutos de lucidez, e aí sua consciência o alertou que agredir fisicamente um(a) educador(a) de Lagarto, em presença da categoria, poderia ser o pior negócio que ele faria em sua vida. O sopro de lucidez que aquele idiota deve ter tido por aqueles dias, com certeza, o livrou de uma boa enrascada.

Um dia a greve acabou e passaram-se pouco mais de um mês. Numa tarde de muito calor, logo após as 16h, eu calcei meu tênis e saí para caminhar. No momento em que deixei a calçada de minha casa, decidi que faria um percurso diferente. Quando passava em frente ao Colégio Nossa Senhora da Piedade e ao lado de uma pracinha que tem por ali, avistei aquele sujeito que tinha ameaçado nossa companheira outro dia lá na câmara de vereadores. Ele se encontrava sentado na beira do​ muro e recostado em uma das grandes do prédio do antigo Grupo Silvio Romero. O sujeito estava só - o colégio ainda não tinha dispensado os alunos -, e tinha à sua frente um desses carrinhos de alumínio, de pouco mais de um metro e meio de comprimento, e que são feitos sob encomendas para se vender pipocas. À sua direita pude ver ainda um tabuleiro de balas. Não parei de caminhar, mas constatei que a clientela daquele sujeito por alí seria mínima, e ainda tratei de fixar meu olhar mais alguns instantes naquela cena - porque precisava guardá-la na memória, e porque ela me ajudava a refletir​ sobre o quanto o ser humano pode ser estúpido. O indivíduo, por sua vez, demonstrou perceber minha passagem, colocou as mãos para trás, se apoiou ainda mais no muro e manteve o olhar perdido em algum ponto do chão (naquele momento ele deve ter lembrado de quando, em um dos nossos atos em frente à prefeitura, eu apontei as lentes de minha câmera em sua direção e tirei uma foto (fiz isso por entender que era importante ter uma imagem daquele indivíduo para, quem sabe, podermos vir a identificá-lo com mais facilidade perante as autoridades, caso ele viesse a agredir um de nossos militantes)).

Três dias transcorreram antes​ que eu voltasse a me deparar novamente com o cabra-safado. Agora era uma manhã de sol escaldante, ele estava apoiado no encosto de um banco tosco de um calçadão de nossa cidade e, ao seu lado, pude notar uma caixa de papelão com umas poucas laranjas - que ele oferecia vez ou outra aos transeuntes. Ele me viu e mudou um pouco. Possivelmente, meu semblante me denunciou ao pobre diabo, e ele compreendeu o motivo real de minha estranheza.

Igual a três dias atrás, eu estava mesmo surpreso. Afinal, eu constatava mais uma vez que o indivíduo que vivia perdendo seu tempo para acompanhar as greves e atos dos professores, que não se cansava de hostilizar os educadores nas ruas, e que chegara a empurrar e ameaçar uma docente dentro de uma casa legislativa era o mesmo que precisava vender churros e laranjas nas ruas para garantir seu pão de cada dia. Não que as formas por ele encontradas​ para garantir seu sustento se mostrassem indignas para mim. Pelo contrário, eu entendia de verdade que a labuta daquele homem era a única coisa a lhe garantir um pouco de dignidade na vida. Minha estranheza se devia ao fato de, até então, eu estar convicto de que aquele indivíduo certamente devia ser beneficiário de um CC gordo na prefeitura de Lagarto. Eu supunha ainda que ele poderia fazer parte daquele grupo de favorecido do gestor que - diziam à boca miúda nas ruas da cidade - tinha como única ocupação ir ao banco a cada fim de mês para passar o cartão. Afinal, quais outros interesse podiam​ explicar o comportamento daquele imbecil, e sua postura em estar sempre na defesa de um prefeito vagabundo e mal-intencionado?

Naquela manhã de sol abrasador eu saí a percorrer o resto do calçadão tomado por um sentimento de dó, de pena mesmo do elemento que aqui é meu personagem. Minha pena se devia ao fato de eu constatar que, antes de ser um homem necessitado, aquele indivíduo nasceu para ser bajulador e capacho do grupo político que despertou sua paixão dentro de Lagarto - grupo esse que também judiava pessoas de sua família e convivência afetiva.

Dias atrás, tínhamos ficado sabendo que aquele indivíduo teve um relacionamento, e até chegou a morar com uma professora que reside em nossa cidade. Em dias mais recentes, nos foi dado conhecimento que tal elemento também é filho de uma professora do município - filho de uma senhora que teve um problema grave de saúde (e até necessitou ficar afastada por meses), devido a contrariedades possivelmente relacionadas a problemas também no trabalho. Então, sabemos agora que aquele sujeito convivia no dia a dia com pessoas do próprio sangue, que eram tão exploradas e judiadas pelo gestor público quanto os professores e professoras que ocupavam ruas e prédios para cobrar seus direitos. Sendo assim, como explicar sua postura bajuladora? Como entender que aquele pobre diabo - que provavelmente não ocupou por muito tempo os bancos escolares, por preguiça ou por não ter interesse em ser alguém na vida através dos estudos - renunciasse trabalhar por manhãs e manhãs​ consecutivas para ficar destilando ódio contra homens e mulheres que sacrificaram muito na vida para adquirir conhecimentos (através de uma graduação, de uma pós-graduação ou de um mestrado), para poder oferecê-los à sociedade, e que naquele momento ocupavam as ruas apenas para exigir o que lhes era de direito?

Para compreender a postura daquele elemento é só lembrar que em Lagarto há uma doença que costuma afetar um segmento da ​população que se divide na paixão doentia por um dos dois grupos políticos tradicionais. O indivíduo contaminado tem sua paixão alimentada também pelo interesse em obter vantagens para si, e para um parente ou aderente, caso um ou outro grupo político esteja no poder em determinado momento. Então, esse indivíduo afetado por essa praga renúncia à capacidade de pensar por si mesmo, adquire cegueira político, fica incapaz de enxergar e admitir que seu político e o grupo ao qual segue são responsáveis pela corrupção e por outras práticas que contribuem para manter a sociedade no atraso, privada de direitos elementares​. Um indivíduo feito esse é um apaixonado que perdeu a razão até sobre si mesmo, e prefere levar a vida alimentando sua ignorância, a ter que admitir que a facção pela qual torce, e defende até a morte, era, mais que tudo, uma das responsáveis por condenar trabalhadores e trabalhadoras a passar meses em estado de penúria e privações - inclusive pessoas que eram sangue do seu sangue, e que viviam sob o peso da opressão, sobrecarregadas psicologicamente por não poderem fazer o que é mais caro para um(a) educador(a) de Lagarto: pagar suas contas em dias com o fruto do suor derramado ao longo de um mês no chão da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário